![]() |
Capitão Virgulino |
A infância de Virgulino transcorreu normalmente, em nada diferente das outras crianças que com ele convivia. Criado com mais 7 irmãos, Lampião sabia ler e escrever, tocava sanfona, fazia poesias, usava perfume francês, costurava e era habilidoso com o couro. Enfeitar roupas, chapéus e até armas com espelhos, moedas de ouro, estrelas e medalhas foi invenção de Lampião. Armas, cantis e acessórios eram transpassados pelo pescoço. Daí o nome cangaço, que vem de canga, peça de madeira utilizada para prender o boi ao carro.
Havia um notório orgulho de pertencer aos bandos, revelado também na indumentária dos cangaceiros. O excesso de adereços, os enfeites nos chapéus, os bordados coloridos foram típicos dos momentos finais do cangaço. Lampião era um homem bem preocupado com sua imagem pública, o que colaborou para que permanecesse na memória nacional. O Rei do Cangaço
![]() |
Lampião e Maria Bonita |
também era o rei do marketing pessoal. Assim como adorava aparecer em jornais e revistas, deixando-se inclusive fotografar e até filmar, fazia de seu traje de guerreiro uma ostensiva e vaidosa marca registrada.
Lampião era também conhecido por capitão. Na verdade a patente não foi inventada por ele mas lhe foi oferecida pelo governo da República Velha a troco de usar seu bando para afugentar a temida Coluna Prestes. Mesmo dispensada sua colaboração, ele forçou um funcionário público federal de então a lhe outorgar a patente de capitão prometida pelo governo federal.
![]() |
Lampião e seu bando |
Para minguar a discussão em torno de sua figura é bom lembrar que ele não era "pai dos pobres" e menos ainda um Hobin Hood. Era sagaz, violento e sanguinário. A insurreição do bando não tinha conotação política. Era pura bandidagem. A polícia custou desmontar o bando já que o palco das emboscadas era a caatinga muito conhecida pelos jagunços. Com a morte dos principais cangaceiros, cortando-lhes a cabeça, inclusive a de Lampião, o bando não mais floresceu. Lampião morreu mas o mito eternizou-se principalmente no nordeste do Brasil.
Por outra banda, o modismo de enfeitar seus fuzis, roupas e chapéus típicos da jagunçada ficou impressa na cultura popular. O chapéu, as roupas e adereços coloridos; a utilização de objetos brilhantes, espelhos e toscas estrelas, era a marca pessoal de Lampião. Era seu estilo. Duvidoso ou não!
![]() |
Cacto típico de solos pobres |
Nenhum comentário:
Postar um comentário