Os fashions designers das grandes griffes deram asas à imaginação usando e abusando das cores fortes. Os modelitos para os pequenos e os mais crescidinhos estão revisitados nas tendências Navy, Boho, Tropical e Ladylike Mirim. Assim como para as mulheres, as roupas com corte diferenciado, com inspiração em Carmem Miranda, "a pequena notável", invadiram os editoriais das revistas de moda mais famosas do mundo. O universo tropical de Carmem, ainda nos anos 30, quando ela usava florais e arranjos na cabeça, ora com flores, ora com frutos emergiram em novas formas em cores quentes. Uma infinidade de derivados da época estão aparecendo em bolsas, rasteirinhas em palhas, as blusas com mangões estampando flores e frutas brasileiras e até um colar biju de frutas diversas, inclusive a jabuticaba, que só dá no Brasil, como o de Estela Geromini E não fica só nisso. Há brincos, pulseiras e balangandãs com motivos tropicais de encher os olhos. E nem se fala nos shapes rodados e bicolores que deixarão suas princesas um encanto.


Os meninos foram brindados com a inspiração na malandragem carioca do personagem de Walt Disney, Zé Carioca. Inclui neste universo de fantasia o chapéu de palha, as T-shirt listradas, tênis branco, como o da Lacoste, um terno-mirim e até um pandeiro, para embalar os passinhos no samba. O Navy ou Mariner de Olívia e Popeye também fazem a festa abusando do vermelho e preto (poás) para as mocinhas e para os meninos o azul e branco, típico dos marinheiros, com outras variações em branco e preto, como a camisa mariner de Ronaldo Fraga.
As cores na sua amplitude máxima hoje estão orbitando na atemporalidade. Uma determinada cor pode ser a marca de uma estação, mas não fica nela aprisionada. A tendência é ser atemporal, ou seja pode ser usada no verão ou no inverno. O certo é que o "color blocking", ou a mistura harmoniosa das cores no mesmo look, já foi confirmado para a tendência Primavera-Verão 2012/2013. Há pouco começou a nossa Primavera e os poás (bolinhas) estão em alta. Os camuflados, as estampas de borboletas e libélulas já estão enfeitando os mini-dresses e shirt da meninada. Para não fugir à regra e ficar no figurino dos "ecos" , nada como o contato direto com a natureza: a terra, a água, seus bichos e as flores, ainda que se restrinja somente nas vestes e seus complementos.
Agradeco ao consultor por postar sobre a moda infantil, afinal assim como nos, nossos pequenos podem e devem estar dentro dela!
ResponderExcluir