quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A ORIGEM DAS VESTES E ACESSÓRIOS FRANJADOS I

John Wayne

franjas nas vestes indígenas

  Há na indumentária do homem e da mulher, incluindo aí os acessórios que dá um up a qualquer visual, peças que parecem modernosas, mas que na verdade já existiam no "tempo das diligências". No oeste americano, muito bem tipificado no cinema pelos atores do porte de John  Wayne que certamente você não conhece e nem ouviu falar dele,  já envergavam peças e acessórios de couro com franjas.
     As bolsas e botas com detalhes franjados são peças revisitadas do passado. Uma bag que você desfila no seu dia-a-dia, com franjas ao balançar de seus passos,  tivera sua origem na humildade e praticidade dos alforjes. Pra você que talvez não os conheçam, são duas peças geminadas na forma de bolsa que se encaixavam na  parte de trás da sela de montaria. Ao contrário da bolsa moderna onde acondiciona hoje seu make e outros objetos de uso pessoal, seu visual de origem era bem mais rústico, com o design que não se alterou pelo menos há cem anos. 
 


 Os fashionistas desmembraram as peças reestilizando-as,  acrescentando as franjas que está na moda. Na verdade,  muitas peças do universo fashion,  são releituras do passado que a poeira do tempo não deixa aquietar-se. As botas, coletes, calças e bolsas de couro franjados foram concebidas na linha do tempo onde praticamente não havia vida urbana. Eram peças utilitárias que remontam aos indígenas americanos e depois copiados pelos cowboys. Os Navajos, peles vermelhas usavam uma espécie de túnica com  franjas,  ao longo dos braços e em detalhes que pendiam tanto na frente como nos flancos. Não é coisa só do movie. O cinema apenas emoldurou aquele estilo buscado nas páginas rotas da História trazendo-a para o nosso tempo.  O charme, design e  o colorido ficou por conta das lendárias "maisons"  que se encarregaram de soprar-lhes vida nova colocando-as nas passarelas sob os holofotes e as claques de todos nós.

peças  franjadas
Brad Pit como Jesse James



Nenhum comentário:

Postar um comentário