domingo, 16 de outubro de 2011

À Moda do Quartel



Bruce Willis, como Gen. americano
O Exército americano é o mais poderoso do mundo. Não é o maior em número de soldados, perde com bastante folga para o Exército chinês. É o poderio bélico ou a máquina de  guerra    que  conta.   A   maioria das famílias americanas tem algum membro militar ou que serviu as Forças Armadas. Ou pior já perdeu algum filho em tenra idade no "front" de muitas batalhas já travadas. As famílias sentem-se orgulhosas e levam a sério o dever cívico de servir à pátria. Bem, no Brasil a estória muda. Aqui nossos filhos preferem ficar deitados "eternamente em berço esplêndido" do que suar a camisa no  serviço militar obrigatório.

Cadetes do Exército Brasileiro
  Mas a carreira militar em todo o mundo civilizado começa pelas Academias do Exército, Marinha e Aeronáutica. 

Ali os alunos recebem o nome de cadetes e terminando o curso, principiam a chamada "vida militar". No Brasil há AMAN, Academia Militar de Agulhas Negras, que fica em Resende no  Rio de Janeiro; e nos Estados Unidos a famosa Academia de West Point, onde forma os futuros oficiais do Exército Americano. Quando se fala em oficiais, entenda-se que a carreira militar propriamente dita começa como 2° Tenente podendo chegar a General de Exército, o maior posto da hierarquia militar. Nunca pisamos na areia quente do deserto e menos ainda combatemos na selva como militares. O uniforme mais conhecido é o camuflado que hoje pode ser comprado em qualquer bazar da esquina.  Os camuflados podem ser nos tons verdes e terrosos. É lógico que o uniforme de combate é diferente dos de gala. 
Demi Moore, Marinha Americana
 Os de combate são mimetizados de acordo com os locais de combate, enquanto os de gala são para festas e compromissos oficiais.  Não é recomendável que você saia por aí de uniforme. Mas vai desfilar com peças estilosas nos tons cáquis, verde-oliva e terrosos. Os poderosos de plantão na Europa ou os Ditadores no entorno do mundo quase sempre são vistos em  compromissos oficiais envergando uniformes militares estrelados de Coronel ou General. De uma forma ou de outra os militares da Marinha ou do Exército sempre tiveram seus papéis na política e governo das nações. Os uniformes militares sempre despertaram  uma empatia maior nas mulheres. Suspeita-se que o homem de uniforme tem seu glamour acentuado pela farda passando a impressão de masculinidade e poder. 
Last winter

  Hoje as mulheres podem seguir carreira militar em igualdade com os homens. Mas quem prefere uma vida com menos turbulências oficiais já tem a saída. Os estilistas foram aos quartéis (Casernas) e inspiraram nos uniformes trazendo para o mundo fashion, wears, além dos coturnos, sapatos e sandálias abotinados. São peças bem atemporais que devem ser usadas com cautelas, pois no Brasil tropical, o seu forte é no inverno.  A ilustração  acima mostra as modelos com roupas de inspiração militar usadas no último inverno. As mangas, golas, bolsos e os shoes lembram uma revisita aos uniformes militares hitlerianos. No universo masculino o toque "militar" pode ser visto no Verão 2012 mais apegados às cores em tons terrosos, mas bem sutil, como as wears da Veneta, Gaultier e Hermès.

Tendências Verão 2012
 Ninguém fica estiloso num passe de mágica. E também há as restrições financeiras sempre a frear o nosso instinto consumista. Mas o que se gasta com roupas, calçados, jóias ou bijuterias de boa qualidade, acentuando o young forever,  a promoção de nossa imagem pessoal é um investimento com retorno imediato. Relembrando o policial vivido por Jason Stathan no filme  Blitz: "Se você entrou na briga errada pelo menos escolha as armas certas".

Soldados camuflados

Nenhum comentário:

Postar um comentário