sábado, 29 de outubro de 2011

A linguagem dos olhos - Parte 2

 Entre o comando de voz, os gestos corporais e o olhar deve existir  harmonia. O primeiro e o segundo pode  transmitir uma mensagem que os olhos desacreditam. Os olhos são como uma fotografia que o inconsciente revela espontaneamente. Apenas o psicopata é capaz de enganar com o olhar. Seus olhos são um poço vazio, sem remorsos e compaixão. Quando alguém teme que os olhos o traem desviam o olhar do interloculor, ou lança seu enfoque como um flash intimidador. O escritor Machado de Assis soube, como ninguém,  descrever os olhos de seu personagem Capitu:
 
"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me as partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve."
 
 
 
 
Capitu, personagem de Dom Casmurro
 
  "As pupilas humanas aparecem como dois pontos pretos no centro das íris coloridas, e é de conhecimento comum que esses pontos são aberturas que variam de largura conforme a mudança de luz. Ao sol forte, estreitam-se como cabeças de alfinete - cerca de dois milímetros de diâmetro - e, quando escurece, alargam-se em diâmetro mais ou menos quatro vezes." Os olhos refletem as nossas emoções podendo ser dóceis, cruéis, submissas, amorosas;expressando alegrias e tristezas. Podem ser vistos na arte, literatura e música. Vejam:

"Não tenha medo não.
Quero fazer o que seus olhos dizem pra eu fazer.
Seus olhos dizem que não estão em suas palavras.
Vamos pra longe hoje." (
Charlie Brown Jr - Só existe o agora") 
Pelo olhar conseguimos conhecer as pessoas. A obra de arte que são os olhos captam e exprimem o que habita  em nosso interior e destilam, por assim dizer,  nossa biografia existencial.









A Linguagem dos Olhos - Parte 1

O olhar, como toda a existência é um mistério que os fundamentos da ciência não podem explicar. A função dos olhos não se limita apenas em enxergar o que está mais próximo de nós, mas sim expressar uma gama de sentimentos exteriorizados pelos movimentos corporais. Não é a cor dos olhos que revela o nosso interior, mas sim a complexa expressão que se destila das pupilas. No reino animal, principalmente os domésticos como gatos e cães, podemos ler os sentimentos deles apenas pelo olhar. Os olhos brilham quando felizes e, ficam nublados quando tristes, ou mesmo vemos um pincelamento castanho quando estão relaxados. Os olhos como janelas podem estar abertos ou fechados. Quando fechados eles são impenetráveis.Quando abertos eles permitem  vermos o interior da pessoa. O olhar possui duas características como o vazio e o distante. O vazio deixa-nos a impressão de que "não há ninguém lá", ocorre por conseguinte em pessoas com anomalia psicótica; e o distante é típico de pessoas que ficam momentaneamente "fora do ar". 
 
 O recorrente é chamar a pessoa com um estalar de dedos e nisso, o  olhar dirige o seu foco para os nossos olhos. Seria como subtraí-la de um mundo distante ou mesmo "acordá-la" de uma sessão de hipnose. "O processo fisiológico que determina a expressão dos olhos é desconhecido. De fato, sabemos que as pupilas (menina do olho) se dilatam quando a pessoa está sofrendo ou com medo e se contraem nos momentos de prazer.A contração das pupilas aumenta o foco. A dilatação das pupilas amplia o campo da visão periférica e, ao mesmo tempo, reduz a nitidez do foco.". 
 As reações retratadas são transmitidas pelo sistema nervoso automático. Há extratos do mundo científico que afirma que tais reações foram indispensáveis à sobrevivência do homem no ambiente hostil em que vivia. É bem comum quando dois olhares se fixam antever neles um hipotético contato físico. Num breve diagnóstico dos olhares podemos colher neles o seguinte:



Olhar de psicopata, filme  "O Iluminado"
  
1. Apelo: "Por favor, me ame."
2. Desejo: "Eu quero amar você."
3. Cautela: "O que será que você vai fazer."
4. Desconfiança: "Não posso me abrir com você."
5. Erotismo: "Você me excita."
6. Ódio: "Odeio você."
7. Confusão: "Não compreendo."


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ternos Masculinos



Falcão, cantor. ASSIM NÃO!
  No universo masculino a arte de  se vestir é um desafio diário. Ninguém por mais  ou menos importante que seja deve manter no closet alguns ternos.  A peça  é sempre um clássico e nunca sai de moda. Os modelos podem ser diferenciados, mas de pouca visibilidade. É o traje passeio completo como é mais conhecido no mètier. Entretanto, é  preciso redobrada atenção no caimento. É o que mais importa na hora de se vestir. Não custa nada lembrar algumas lições fundamentais para o seu bom uso e fazer valer o investimento. Let's go!








 Sobra nos Ombros - Se sobrou ou apertou não leve. Qualquer tipo de defeito aí não é negociável, já que o conserto nunca fica bom. São usuais ombreiras que devem ser discretas e  acompanhar a envergadura do corpo.
Ternos Gucci

Dobra nas Costas - É sinal de mal assentamento do paletó. É bem provável  que os ombros estão justos demais. Nesta parte (ombros) nunca se mexe é melhor procurar outro tamanho ou modelo diferenciado

Sobra na Barriga - É muito comum este defeito aparecer. O terno fica bem nos ombros, mas deixa excesso na barriga. Se a sobra exceder um palmo entre  seu corpo e o paletó, é melhor pedir para ajustá-lo nas laterais.

Paletó Longo -  É bem  trivial avistar por aí pessoas com paletó com esse desajuste. Menos de um centímetro a mais nas mangas  já é um desastre para o bom caimento do terno. O paletó longo imprime na pessoa que o usa  a  aparência  de hipossuficiência de altura.

A Forma Correta

Terno clássico Armani
Cintura - Opte pelos modelos acinturados. É elegante, já que destaca os ombros e alonga  a silhueta.  A única ressalva é de que se você estiver acima do peso é  melhor correr para os modelos mais retos.

Manga - É regra universal de que a manga da camisa deve terminar onde inicia o pulso, e a manga do paletó, 0,5 cm atrás. O relógio, apesar de um acessório, naturalmente vai ser mostrado apenas um pouquinho.

Ternos Gucci
Colarinho da Camisa no Paletó -  Deixe 1 cm da camisa à mostra, já que quando o paletó é grande cobrindo o colarinho a pessoa aparenta mais baixa  e passa a imagem de pessoa desleixada.

Barra da Calça O melhor mesmo é apostar suas fichas em  fazê-la na diagonal. Deixe encostar no cadarço e terminar onde principia  o salto. Se o tecido ficar  retinho, é sinal de que a barra está curta, com isso é melhor mesmo deixar um pouco de tecido sobrando.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Beira Rio Kids 2

 Depois de digladiar com as fotos e perder horas e horas consegui colá-las neste post. Então voltando ao desfile da Beira Rio Kids posso afirmar que os modelitos desfilados são bem atemporais que podem esticar até o próximo Verão, sem fazer feio. Após o desfile, a Academia Atrios Dance apresentou-se com um grupo de crianças bem pequenas que se esforçavam para acompanhar a coreografia no mesmo ritmo da música. Quem sabe neste mix todo possa sair alguma profissional da dança ou da passarela. Tomara! Mas na sua singeleza o desfile colocou um pouco de cor nestes dias frios e chuvosos (...)












Paty e seu baby

domingo, 23 de outubro de 2011

Beira Rio Kids 1







A Beira Rio promoveu neste sábado 22, Desfile Infantil no estádio do Democrata. O evento aconteceu no palco utilizado para o show de música gospel do dia anterior. O dia estava frio, nublado e chuvoso e o gramado ainda conservava seu aspecto úmido e pisoteado. 


 
 
 As little models ainda em tenra idade desfilava seus looks com pouca desenvoltura para um público bem diminuto. A "modelinho" acima fez seu showzinho particular com várias aparições no "set" de desfile, sempre despedindo do público, o que merecia aplausos. Acreditamos que o dia e local não favoreceram a apresentação. Os organizadores poderiam pensar na hipótese de implementar os próximos desfiles num ginásio poliesportivo. Por tal e qual, não ficariam dependendo do humor próprio da estação. 

A platéia, na maioria pais das crianças  que estavam  no desfile, marcaram presença assentados em frente a um palco impróprio para o evento. É só conferir no "post" 2.


sábado, 22 de outubro de 2011

Níver de 20 anos


funcionária administrativa
 A confeitaria Pão Total fez aniversário. É preciso muito fôlego para permanecer no mercado e alcançar sua  "maioridade"  aos 20 anos. Sempre vendendo qualidade e uma impressionante forma de gerenciamento. As funcionárias - bonitas e simpáticas - diga-se,  foram treinadas para dispensar um tratamento ao cliente além do comercial. Todos, até aqueles que a natureza não deu uma forcinha,  são chamados de "meu bem", "amor" e no mínimo amigo. A manager Conceição é a toda-poderosa responsável pelo direcionamento e o  alcance  de metas e alavancagem dos negócios. E para comemorar nada como uma festa para as criancinhas e os  mais crescidinhos. Neste sábado a festança começou às 9 horas e trouxe com ela os personagens dos quadrinhos, desenhos animados e do cinema. Os personagens eram travestidos pelos próprios funcionários que distribuíam sorrisos e alegrias a todos. Balas, algodão-doce e cachorro quente eram servidos  à farta. Ao som de música infantil (Balão Mágico) que não existe mais, os personagens de mentirinha se misturavam aos de verdade  para o delírio das crianças e a alegria geral. Tim-tim!
Filhas de funcionária


As glamourosas









Conceição, Manager


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O balé das cores

A Top Marcela, em desfile da Beira Rio
As cores funcionam ao seu extremo, quando usadas em harmonia com a coloração da pele, com a geometria corporal e a personalidade da pessoa. É bom lembrar que a coloração de uma pessoa tem suas variantes em cada estação. Há pessoas que conseguem trabalhar bem as cores, mas outras dependem da tonalidade do cabelo ou do tom de pele, com isso são mais favorecidas se usarem uma determinada cor perto do rosto, deixando outras para as vestes e acessórios. É sempre necessário observar a conjugação de cores ao formatar o seu look, para não cair no lugar comum de aumentar onde não deve e ocultar o que é preciso aparecer mais.  As cores tem essa função primordial de criar essa ilusão que deve ser bem trabalhada. Com isso o básico do básico é conhecer as funções das dores no nosso diagnóstico corporal. E aí, com que cor você irá?

* cores claras engordam, exceto se forem de tecidos foscos pesados;
* cores escuras emagrecem,  a não ser que tenham brilho;
* cuidado ao usar mais de três cores. É o caminho mais  próximo de se errar;
* cores pastéis atrai jovialidade, rosa e coral é o lenitivo para um rosto com aspecto cansado;
* marrom escuro, roxo, azul marinho, cinza chumbo, preto, verde escuro, são cores que envelhecem;

Ave do paraíso
* never brown after seven (nunca use marrom após as 7 da noite);
* vestido de cor única aumenta a altura;
* o uso de mais de uma cor nas wears pede equilíbrio e harmonia entre elas. Exemplo: verde contrasta ou anula o vermelho e vice-versa;
* tendo em vista o calçado como a coluna de sustentação do look este não deve ser mais claro, já que corta a altura, passando a ilusão de peso e volume. A natureza não cansa de exibir suas preciosidades. É um museu de belas artes ao ar livre. Observe a composição das cores de certas aves e mesmo as plantas de jardins. Há uma composição soberana de tons  sobrepostos, de tal forma,  que se destila delas uma composição  de harmonia e proporção inigualáveis.  E aí que tal praticar?


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Degustando um bom charuto - 2






Tecle "pause".

 A vida nos oferece múltiplas escolhas. Cada um escolhe o caminho a seguir e a forma de fazê-lo. É comum, ainda na juventude, aparecer as escolhas que guiarão nosso céu ou nosso inferno íntimo. O ideal de vida, a princípio, seria ninguém cultivar  vícios. E o vício nada mais é do que a dependência físico-psíquica a "alguma coisa", seja bom ou ruim. Sob a ótica do meio politicamente correto seria proibido fumar, beber, praticar jogos de azar, cortar uma árvore, jogar papel na rua, dentre outras. Pra isso há leis em profusão. Proíbe isso e aquilo. Não podemos andar armados. Os bandidos andam; não podemos fumar na maioria dos locais, mas o governo arrecada bilhões em impostos da indústria do cigarro; não se pode jogar em cassinos, mas o governo oficializou as loterias. Não se sabe onde isso vai parar. Achamos que cada um deve escolher o  jeito de tocar a sua vida pessoal respeitando os limites dos outros. Mas o irritante é que o governo quer ditar o que é bom para todos nós. Estamos na ditadura do  politicamente correto.  O cineasta Martin Scorsese afirmou recentemente: "Não há atalho mais rápido para a dissolução moral que a imposição de regras de comportamento em nome de um suposto 'bem comum'." 
 
Os charutos cubanos

Os  charutos cubanos  são feitos a mão, como uma valiosa obra de arte.  Os "fumeiros" cuidam, por exemplo, para que todas as unidades de uma caixa (geralmente 25) tenham a mesma cor e para que os anéis com a marca estejam alinhados. Eles  devem ser conservados entre 16 e 18 graus Celsius com umidade entre 65% e  70% para que não  entre em processo de  desidratação. Caso contrário se tornam quebradiços e secos, podendo até mesmo ter a capa rompida quando acesos. Assim, para armazená-los corretamente há cuidados especiais a serem obedecidos como mantê-los na ambientação adequada, caixas específicas e armários adequados para  preservar a qualidade de seu cubano. 


 
Fidel Castro, Cuba

 A eficiência do corte

O corte depende de preferência pessoal do apreciador e do formato do charuto. Na maioria das vezes a ponta do charuto é fechada e para que o fluxo de fumaça possa transcorrer corretamente para o interior da sua boca, o corte do bico deve ser bastante reto e preciso.
A extremidade que será acesa é a oposta à da ponta cortada. Há um cortador específico para fazê-lo. 



Os preferidos de Fidel Castro




Os finalmentes

E por derradeiro, para acender o charuto  deve-se utilizar fósforos de madeira ou isqueiros do tipo Zippo.  Quando em contato com a chama, procure  lentamente girar o charuto na mão para que ele seja aceso uniformemente ao longo de todo o seu raio.  Deve-se evitar o acendimento irregular do havano não só porque  ele queimará  tortuosamente  as folhas,  detonando o charuto, mas impedirá o aproveitamento da fumaça no interior da boca. Pra quem se arrisca a fugir do trivial de vez em quando é  mais uma opção. Boas baforadas!


 * A matéria versada nos posts foi adaptada do site:
www.artdesignersamuel.com.br/artigos12.html








Freud morreu aos 73 anos
Churchill morreu aos 85 anos
Fidel Castro continua vivo aos 85 anos
Raul Castro, 80 anos, vivo
O ex-presidente Lula, 66 anos, ainda vivo
Angelina Jolie, 36 anos


Todos degustaram (ou ainda o fazem) charutos importados de Cuba, o paraíso do atraso e a meca do socialismo da miséria.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Degustando um bom charuto - 1






Detestar  cigarros ou fumantes não é uma desculpa aceitável para jamais provar um charuto. Apreciar essa iguaria tão especial é uma experiência igual a degustar uma garrafa de vinho.  Bebe-se com moderação, e não até cair. Se a garrafa for  especial, por certo  você irá desfrutar de cada gole como se fosse sensações únicas, que jamais tornará a se repetir. Fumar um bom charuto também é uma sensação única. 




A Lenda
 
Um charuto é um produto orgânico constituído de um rolo alongado de folhas de tabaco envolto por uma folha interiça. Reza a lenda que, em alguns casos, os charutos são enrolados nas coxas de belíssimas jovens.


Presidente Getúlio Vargas

SINTA O ESTILO

Fumar um charuto é um hábito que não passa despercebido, aonde quer que você vá.  É impressionante assegurar o frisson que a atitude de circular em um evento com um charuto na boca pode causar nas mulheres.
No movie, os personagens que fumam charuto não se relegam a papéis coadjuvantes na trama. Eles tendem a ser homens corajosos que enfrentam perigos e tomam decisões sérias. Nem é preciso relembrar que Winston Churchill fumava um charuto atrás do outro, acompanhado de um bom Whisky escocês, antes de tomar decisões que mudariam a história do mundo.
Entretanto, se para os homens o charuto representa masculinidade, para as mulheres ele representa sensualidade. Elas decidiram  provar que fumar charutos não é uma atividade meramente masculina.
Não só no Brasil, mas em praticamente todos os lugares do mundo, mulheres criam clubes exclusivamente femininos de apreciadoras de charutos.  Cá entre nós, uma mulher com um charuto na boca é uma visão muito sensual.
NÃO É VÍCIO
Os charutos não foram feitos para satisfazer o vício do tabaco. Constituem um prazer para os olhos, para o nariz, para o paladar e para o tato. Fumar um charuto deve ser sempre um prazer. Mas para que você possa entender o porquê dessa iguaria causar tanto fascínio entre os homens, é preciso que você aprenda a apreciá-lo.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Fora a forma como os charutos devem ser armazenados, não existem muitas regras à respeito de como se deve fumá-los. Em geral, não se traga um charuto como um cigarro.

O PRAZER ESTÁ NO RITUAL
Isto significa que a fumaça é presa na boca de modo que você possa identificar as distintas sensações que o mesmo proporciona. A não inalação do fumo do charuto é outro fator que derruba o mito da alta suscetibilidade de ocorrência de câncer ou enfisema pulmonar em seus usuários.
Churchill, Primeiro-ministro inglês

 OBSERVE A TEXTURA

Diversos fatores resultam na degustação perfeita de um charuto, desde a escolha do tipo adequado até o acompanhamento: um bom vinho, um conhaque etc. No entanto, alguns fatores são fundamentais para que o ritual da degustação seja ideal, como o armazenamento, o corte, e a maneira de acendê-lo.
Os charutos mais famosos são os provenientes da “isla bonita” de Cuba. Nomes como Cohiba, Partagás, Montecristo,Trinidad, Romeo y Julieta são ícones em todo o mundo. A ótima reputação é resultado de uma série de cuidados durante a sua produção. (CONTINUA)
Presidente Lula