domingo, 18 de setembro de 2011

Eu tatuo, tu tatuas e nós tatuamos...

bebê tatuado
         Já foi o tempo em que os tatuados eram vistos com certa desconfiança no meio social. Sempre foi simbologia de hóspede de penitenciária, de tribos, gangs ou grupos mafiosos. Para alguns ortodoxos  que ainda se benzem com a mão canhota a tatuagem é o símbolo do pecado, da  besta ou do diabo.  Os modernosos não a vê como marcas do mal e sim como mais um adereço. Digamos um acessório da moda  que nos acompanham por toda a vida. A nossa segunda pele, deixando para trás as roupas e suas tendências. Nos segmentos mais conservadores da Administração Pública como Exército e Polícias Militares a tatoo era motivação para desclassificar o candidato ao ingresso naquelas corporações. Essa fase já está superada com a admissão dos interessados naquelas instituições com ou sem tatoos.
         Por outra banda, a arte pré-histórica contém vestígios da existência de povos que cobriam o corpo com desenhos. Em muitos casos, foram encontrados desenhos de formas humanas com pinturas em seus corpos, assim como estatuetas com esses mesmos desenhos corporais indicando a possibilidade da existência da tatuagem nesses povos. Existe uma hipótese de que as tatuagens tiveram sua origem com marcas de cicatrizes adquiridas em 


Amy
Angelina Jolie
guerras, lutas corporais e caças. Essas cicatrizes eram motivos de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força e vitória.
A partir da ideia de que essas marcas eram sinônimo de vitalidade, o homem passou a marcar-se voluntariamente e com o tempo as cicatrizes sem sentido deram lugar a criação de desenhos com o uso de tintas vegetais e espinhos para introduzi-las à pele.
Na era Cristã, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados,  dentre eles:
Stallone "Os Mercenários"
  • cruzes
  • as letras IHS
  • o peixe;
  • letras gregas.
Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas, uma bela obra de arte. Se você pretende se tatuar  não caia na tentação de usar borboletas, nomes de namorados e maridos, expressões em japonês ou mandarim, grinaldas de flores na canela e estrelinhas atrás das orelhas. Dragão nem pensar! Eles já foram banidos até das estórias infantis e vai decorar sua pele? Os tribais já não estão na moda. Mas mesmo assim você se dispuser a passar algumas horas de dor, consulte um bom tatuador, com material importado e descartável e procure um ponto do body bem discreto e manda ver. Na praia ou clubes é que você será avaliado. Tomara que o público aplauda.

2 comentários:

  1. Apesar de ser considerado brega por vc, gosto da tribal, mas, confesso que a coragem me falta, caso contrário...

    ResponderExcluir
  2. A tatoo é sazonal. Aquelas muito batidas acabam caindo no lugar-comum e se tornam retrô. Ainda bem que lhe falta coragem para enfrentar milhares de picadas e nem ser aplaudida depois.

    ResponderExcluir