domingo, 29 de janeiro de 2012

ALÇANDO VÔO


Os pássaros não voam por acaso. Sua aerodinâmica, asas articuladas e as penas lhe dão sustentação para o vôo. O primeiro vôo dos pássaros é o dilema inadiável: voa-se para a vida ou para a morte. Os filhotes são presas fáceis de seus predadores que estão à espreita da primeira queda. Esta é a fase  fatal. Assim como os pássaros, no reino da biologia, nós os homens estamos sujeitos a riscos de diversas naturezas e a confluência de fatores pode não nos matar mas a cicatriz fica impressa na vida para um tempo que não se conta com poucas letras.
A independência do indivíduo começa nos primeiros meses de vida obedecendo o ciclo da dependência completa da mãe, até os passos iniciais. A criança teme   iniciar a andar porque é seu primeiro desafio, já que o medo é o sentimento que dá equilíbrio entre o equacionamento de viver ou morrer. É o limite que por instinto o homem detém. Ultrapassado tal barreira, o resultado é imprevisível. No caso focado, a criança vai se tornando independente da mãe ao começar a andar. Tudo para ela é novidade. E  o perigo mora ao lado, já que ela não sabe distinguir o que lhe é permitido ou não.


   O difícil na vida é direcionar os passos quando está alcançando a idade adulta. Não importa muito as variáveis, nós estamos sujeitos  a errar na escolha da profissão e, se aventurar para uma vida sentimental precoce, a possibilidade de errar aumenta de intensidade. No  campo amoroso a situação se complica quando a relação se dessedimenta.  É bom lembrar que casamento não é certificado de estabilidade emocional e nem financeira. Na maioria dos casos  é uma nota dissonante que desfragmenta a musicalidade da vida.

Obra de arte
  O impasse do desfazimento da relação conjugal é mais suportável às mulheres quando elas trabalham fora e são independentes. A ausência do suprimento das necessidades básicas, nunca erradicados por pensão alimentícia, são desgastantes para elas, gerando a partir daí os conflitos emocionais do abandono.  Se não se precaver as doenças neurológicas vai achar um espaço na sua vida e forçá-la à dependência de medicamentos. Mas o seu mundo não vai acabar. Tudo dependerá  do rumo que impuser a sua vida, já que  só estará sozinha se não souber cuidar de si mesma.


A melhor escolha para afugentar uma vida solitária não é entrar de cabeça em um novo relacionamento e sim não afastar-se da família ou daquelas pessoas (que são poucas, diga-se)  consideradas amigas. Outra dica para alçar um segundo vôo é ocupar-se intelectualmente com  boas leituras, música, um curso de línguas, viagens, cinemas e mesmo um bom filme em DVD. A opção da bebida e do cigarro desmedidos é um calabouço. É um labirinto que canibaliza a beleza,  acelera  a velhice precoce e alimenta a depressão. Se você está numa dessas condições  ou mesmo parecida, é só focar em você. Um bom corte de cabelo já é um bom começo;  mude a cor deles, troque o esmalte que sempre usou, jogue o resto de perfume antigo fora, faça uma limpeza de pele, torne-se bonita e desejada. Mas não se suicide na trivialidade. Use roupas sensuais, mas adequada à idade, peso e altura. Quando a oferta é grande o produto tende a se depreciar. Por isso  que você  deve ser um referencial de beleza, compostura e equilíbrio. O céu é infinito. Milhares de estrelas pontilham o firmamento, porém somente algumas brilham mais. Seja uma delas.








quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

AS BENESSES DO RISO




Nana
São indizíveis os benefícios que o sorriso pode  nos trazer. Pelo menos onze pontos positivos foram apurados pela publicação Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, afirmando que "o esforço muscular que ocorre no ato de rir causa um aumento na concentração de endorfinas, neurotransmissores que deflagram um efeito de bem estar na pessoa". Segundo o médico espanhol Ramón Mora-Ripoll em um artigo recente na revista Alternative in Health Medicine: "A terapia do riso deveria ter seu lugar como uma medicina complementar na prevenção e no tratamento de doenças. Acrescente o riso ao seu trabalho e à sua vida diária, lembre-se de rir regularmente, partilhe suas risadas e ajude outros a rir também".






Jana & Vivi

Lise & Arthur


A pesquisa chegou ao seguinte resultado:

DEPRESSÃO

A rotina do riso funciona tão bem quanto uma rotina  de exercícios convencionais para mulheres idosas com depressão. Segundo os pesquisadores, nesse caso não há diferença se o riso é espontâneo ou provocado.

Depressão

DOR
O riso aumenta os limites da tolerância à dor e ao desconforto. Ele também eleva os níveis de endorfinas, os analgésicos naturais do corpo.


Dor


















PROBLEMAS CARDÍACOS
De acordo com um estudo  da Universidade de Atenas, o riso  diminui  a rigidez arterial e os níveis do hormônio do estresse. Outras pesquisas apontam que pessoas  com maior propensão ao riso têm um risco menor de doenças cardíacas e de sofrer ataques cardíacos. Ele também diminui a incidência de paradas cardíacas em diabéticos de alto risco.


PERDA DE PESO
O riso aumenta entre 10 e 20 por cento o consumo de energia, de acordo com um estudo norte-americano.














ARTRITE REUMATÓIDE
Um bom momento de riso reduz os níveis sanguíneos das citocinas pró-inflamatórias e do hormônio do crescimento, além de aumentar os níveis de citocinas anti-inflamatórias. Segundo um estudo da Universidade  de Oxford, os efeitos podem  durar 12 ou mais horas depois do acesso de riso.





ESTRESSE
O sorriso só faz bem ele reduz  o nível dos hormônios do estresse, como o cortisol, a dopamina, a epinefrina (adrenalina)  e o hormônio do crescimento. Por outro lado, eleva o nível de hormônios que consubstancia o fortalecimento da saúde, como  as endorfinas, e de neurotransmissores.

 
Matéria compilada da Revista Planeta, edição 472, jan 2012







domingo, 22 de janeiro de 2012

OS ESTÁGIOS DO COMPORTAMENTO 4

No decorrer da semana publiquei a matéria sobre temperamentos. Individualizei as características e seus pontos positivo e negativo de cada um. Por derradeiro resta o FLEUMÁTICO que é aquele indivíduo introvertido (tímido ao extremo). Como este é o último temperamento, alterei o layout para dar ao texto uma melhor visibilidade. Vamos lá!





Aprecia as artes e a natureza


É organizado na vida e no trabalho




É submisso, frio, calmo, lento, passivo e parado


É tão lento, se não se cuidar  torna preguiçoso

Sempre se atrasa, porém apressa os outros



Indeciso

sábado, 21 de janeiro de 2012

Desfile da SPFW - Huis Clos


A Huis Clos, griffe brasileira de Clô Orozco, teve seu dia de glória neste sábado ao desfilar na SPFW com a predominância dos tons mais tradicionais para o inverno. A origem de seu nome deveu-se a uma expressão inspirada em peça do intelectual Jean Paul Sartre, traduzido  livremente como "entre quatro paredes". A estilista Sara Kawasaki, responsável pela equipe de criação desde 2003, foi a idealizadora do desfile juntamente com o casting da marca.
Em poucas linhas o desfile da marca abusou  das "combinações monocromáticas de saias e blusas, vestidos e macacões tinham cortes retos e a laser, sem costuras nas barras. Mas ela ganhou destaque solo em outras peças. A coleção tinha trajes que seguiam a mesma cartela de cores - cinza, chumbo, mostarda, off-white, vinho, cru -, combinando as peças com a meia calça e os sapatos.
A feminilidade foi ainda mais aprofundada com as mangas bufantes ou recortadas, e as fendas com abertura para outro tipo de tecido.
Os looks totalmente fechados, de calça, manga longa e cintura alta, ganharam detalhes discretos como um corte simples nas costas ou aplicação de tecidos com brilho na região do colo ou barras. Aliás, mais uma vez a gola alta trabalhada em tecido diferente do resto da roupa foi apontada como tendência de inverno."
A SPFW é o evento de moda mais importante da América Latina e atrai diversas marcas nacionais renomadas e modelos internacionais, além, claro, de celebridades e fashionistas. A edição de inverno 2012, a 32ª do evento, acontece entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2012, no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Algumas grifes decidiram apresentar suas coleções em locais externos da cidade, como Cavalera, Neon, Reinaldo Lourenço e Pedro Lourenço.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

OS ESTÁGIOS DO COMPORTAMENTO 3

Salvador Dali

Na seara do temperamento orbita o super extrovertido, o conhecido sanguíneo. Ele é voltado em demasia para seu exterior, suas características:

SANGUÍNEO

* É emocional, chora com  facilidade. Afetuoso, brincalhão, alegre, animado e muito comunicativo;
* Conversa sempre tocando as pessoas e as coisas;
* Persiste nele a vocação para vendedor, orador e humorista;
 * Age precipitadamente e não mede as consequências de seus atos impensados;



Anita Malfatti















* É inclinado a se tornar imprudente na vida amorosa, financeira, negócios e compromissos. O arrependimento é sempre tardio;
Tarsila do Amaral
* Admirar as belezas naturais não é seu forte. É indiferente ao por do sol, ao murmurar de um regato, ao canto dos pássaros, ou mesmo ao  sorriso angelical de uma criança.

QUALIDADES

Comunicativo, afável, entusiasta, destacado, simpático, companheiro, compreensivo e crédulo.
Pablo Picasso







 DEFEITOS
Desanimado, covarde, impulsivo, volúvel, inseguro, medroso, indisciplinado, egocêntrico e exagerado.




























terça-feira, 17 de janeiro de 2012

OS ESTÁGIOS DO COMPORTAMENTO 2



O temperamento do indivíduo, como se disse alhures, pode estar ligado mais à carga genética do que ao estado emocional do momento. Se não é possível mudá-lo radicalmente a melhor solução é aprender a dominá-lo,muito embora devido à situação externa, o temperamento explosivo possa vir à tona

Clube da Luta


COLÉRICO

* Temperamento extrovertido;
* É ativo, decisivo, prático e definido
* Possui espírito de liderança e quando ignora isso, torna-se insuportável em casa, na escola, no trabalho, no lazer, em viagens ou em outros lugares;
* É apressado, mas dinâmico, tem liderança e é auto-suficiente;
* Sensível, caloroso e fala muito, quando deve ou não, por isso está sempre em conflitos,agressivo;

 

 
QUALIDADES

* Disposição, otimista, resoluto, prático, líder, independente, eficiente e audacioso;
Vann Damme
  


 
DEFEITOS

Prepotente,auto-suficiente, sarcástico, intolerante, insensível, impaciente,vaidoso, astucioso.




criança em fúria

domingo, 15 de janeiro de 2012

OS ESTÁGIOS DO COMPORTAMENTO 1

É sabido que o comportamento humano varia de indivíduo por indivíduo. De uma criança afável à outra irascível; de um adulto fino e educado a um brutamontes; de um tímido a um extrovertido; do bondoso a um delinquente. Essas nuances variam de acordo com o estágio da vida ou o meio em que vive. Mas por certo, faz parte de sua personalidade, podendo ser amainado com terapias e muita força de vontade. Afinal, ninguém quer ser excluído do meio social, já que o homem não é uma ilha. Os temperamentos são classificados em Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. No decorrer da semana tratarei destas circunstâncias

MELANCÓLICO
Temperamento introvertido, voltado para dentro.
* Tem mania de ser perfeccionista, vive procurando defeitos nos outros, quer tudo perfeito e isso o leva a entrar em conflito consigo;
* É organizado na vida e no trabalho;
* É calado, fala pouco;
* É muito sensível - se ofende com facilidade;
* É sacrificial em relação às pessoas e muito leal à amizade.

 
* É quieto, o que o torna antipático. E nessa condição está sujeito a ser malicioso e garimpador de defeitos alheios;
* É introvertido, se não é dado a auto-análise, estará sempre carrancudo, tanto na emissão da voz, como no aspecto facial, mas tem coração bondoso.

QUALIDADES
Habilidoso, dedicado, leal, minucioso, sensível, idealista, perfeccionista.

DEFEITOS
Egoísta, teórico, crítico, amuado, confuso, vingativo, pessimista, antissocial e inflexível.











O MISTICISMO DA COR PRETA

Corvos
A cor preta ou negra na paleta de cores é definida como a mistura de todas as cores. É aquela que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e nesse passo, aparece como desprovida de clareza. Na cultura ocidental, o nosso caso por exemplo, está associada à morte, trevas e ao mal. Nos filmes europeu e americano, o bandido quase sempre se identifica pela indumentária negra. O diretor de fotografia de um filme busca sempre o melhor ângulo em meia luz; nos filmes de suspense em cenas noturnas o fundo é sem luz sempre com a sombra em perspectiva, o que nos causam arrepios. Mas o mau agouro está refletido na ave conhecida como corvo. Seu aspecto negro, soturno,  somado a seu hábito de alimentar-se tanto de carnes putrefatas como de sementes, além de espreitar sua vítima, solta um grasnado horripilante. A literatura o consagrou como a ave da morte. O escritor francês Edgar Allan Poe, escreveu O Corvo, identificando na ave a trajetória do mal.

"Mas o corvo novamente fez-me a dor sorrir contente
E sentei-me de frente a ele, olhando o busto em meus umbrais
E enterrado no veludo somei sonhos quieto e mudo
Pra entender, ligando tudo, o que dos dias ancestrais
Quis tal magia e agra ave negra desses dias ancestrais
Ao grasnar-me "nunca mais".

Batman
Matrix
No cinema,  o diretor Alfred Hitchcock, no filme "Os Pássaros" coloca um bando de corvos como protagonistas, que ataca as pessoas com voracidade canibalesca. A cor preta também é associada ao silêncio, morte, miséria, maldade, pessimismo, tristeza, negação, dor, opressão, angústia e introspecção. Mas o preto, por sua vez tem a simbologia de sabedoria, luta, Justiça,  dentre outros. Os maçons em suas reuniões envergam ternos pretos enquanto os juízes, desembargadores e ministros dos Tribunais Superiores vestem togas pretas em sessões de julgamentos;  assim como alguns oficiais  "cruzados" vestiam túnicas pretas, com uma cruz de malta branca. O negro é utilizado tanto para libertar como para oprimir. Há mulheres iranianas que usam a burka preta (só pra lembrar,  aquela veste  feminina que parece um saco) e os terroristas do Hamas, que disseminam a morte pelo mundo.
Mas os heróis do cinema usam (quase sempre)  o preto. São sempre misteriosos, agem nas penumbras em busca de justiça. Steve Jobs, o cérebro da Apple, fez de sua T-shirt preta sua marca registrada; a banda Sepultura usa o preto; os metaleiros, idem. As tribos urbanas Emo, abreviatura de "emotional hardcore" e os skinheads também envergam roupas pretas.
Mas tanto nas artes, cinema, teatro, televisão, moda e literatura o preto tem sempre uma associação positiva ou negativa. As crendices que giram em torno do preto (que nem é cor) tem seu ponto máximo na Idade Média, considerada a "Idade das Trevas", onde religião e poder eram um mix  de lendas e superstições. No mundo fashion o preto já tem seu lugar consagrado. O recomendável  às mulheres é evitar o seu uso no dia-a-dia a não ser que seja um "dress code" ou para uma festa mais formal. E não se preocupe com as lendas em torno do preto, ele nem é cor!




sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Homem Perfeito



No entorno da civilização o homem sempre andou à procura de um significado para a vida. A sua origem dá panos pra manga até hoje. Os cientistas tentam por diversas formas redimensionar o conhecimento científico à procura da origem da vida. Se fomos criados por Deus, há o criacionismo; se a vida começou a partir de um ser  unicelular, o evolucionismo. E a questão nunca tem fim. Mas deixando de lado a origem da vida e suas implicações, a questão que sobrevive é a seguinte: Existe o homem perfeito? Não, ele é a soma de todas as imperfeições. Mas essas qualidades invertidas é o que torna alguns interessantes. Há crenças que  apontam as linhas das mãos como um destino predeterminado. Os ciganos lêem as mãos e tentam apenas com o tato traçar o destino estilizado na região palmar. 


A mão e o destino


  As ciganas  com suas roupas coloridas e o corpo enfeitado de jóias  douradas, repetem o mesmo mantra. Os destinos de todos são parecidos, pelo menos na concepção cigana e outras tribos que rondam o mundo. As mulheres gostam  de repetir "todos os homens são iguais, trocam-se apenas as identidades".


Casal pré-histórico
De certa forma a expressão não foge à realidade. Para a mulher que ainda jovem, assume um compromisso com a sua cara metade, é bem provável que passado algum tempo o desencanto venha emergir e o relacionamento vai por água abaixo. Novas paixões e com o  irrealismo emocional da mulher comeca a renascer a centelha de esperança. Só que esqueceram de avisar que a paixão tem tempo de validade bem curto e com isso a admiração recíproca é substituída por desavenças e as consequências já são conhecidas. A atriz Audrey Hepburn já afirmou "casar é trocar a admiração de vários homens pela crítica de um só". 
 
Mel Gibson, Mad Max
O ator  Mel Gibson era casado com Robyn Moore há mais de 25 anos. Era católico fervoroso e tivera  com ela 7 filhos e chegou a afirmar "a vida é sobre amor e compromisso, e desafio qualquer um que pensa que isso é um cliché". O casal se divorciou recentemente e o ator tornou-se um alcoólatra e vem prestando contas de seus atos à Justiça Americana.  É melhor esquecer o rascunho do "homem perfeito" e adequar a vida ao que melhor lhe parecer. Ou escolher um relacionamento liberal sem nenhum compromisso e ser feliz ao seu jeito.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mulher

Arte gráfica
Angela
"Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza
Qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora,
Qualquer coisa que sente saudade.
Um molejo de amor machucado,
Uma beleza que vem da tristeza de se saber mulher,
Feita apenas para amar, para sofrer pelo seu amor
Nana
E para ser só perdão." Vinícius de Morais.






M. Evanne