quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Skate, o esporte radical

O leigo não é obrigado  a saber o que é "alley oop" ou um "backside", que são manobras radicais praticadas no Skate, por isso não esquente os miolos quando ver as acrobacias que os atletas são capazes de desenhar no ar. É muito show e poucas quedas levando em conta os riscos que as manobras coreográficas são feitas pelos profissionais deste esporte. O skatismo teve sua origem na Califórnia no início da década de 60. 
  Conta-se que um grupo de surfistas não podendo pegar onda, já que elas estavam fracas, teve a belíssima ideia de colocar rodinhas de patins na parte inferior de uma tábua de madeira, que passou a se chamar "shape". Em 1965 




o skate subiu para a categoria de esporte, atraindo muitos seguidores. Com isso os primeiros  campeonatos vieram a ser organizados. O skatista de maior renome entre os praticantes do esporte  foi Tony Hawk endeusado até hoje no metièr. As manobras mais em destaque no skatismo são o "Street Skate", que é o skate de rua; "Downnhill Speed" que é competição em velocidade e o "Slalon" que é a manobra entre pequenos cones. É um esporte radical que demanda equilíbrio e boa forma física, recomendando para sua prática, o uso de equipamentos.

street skate

manobra radical
É normal que as competições de skate ocorram em dois dias. No primeiro dia, os competidores são avaliados por juízes que elegem os finalistas em relação às manobras que foram executadas por eles e seu grau de dificuldade. No segundo dia, que é a final os skatistas tem duas chances de apresentar o percurso. Há um corpo de jurados formados  por "experts" que avaliará o competidor atribuindo-lhes uma pontuação. Leva o troféu de campeão aquele que alcançou maior pontuação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário