domingo, 18 de dezembro de 2011

Mix de Cheiros

Vasos de alabastro
Todos nós temos um cheiro especial. É o chamado cheiro natural. Não é o odor do suor salinado ou fétido. É um perfume que exala da pele e pode ser sentido bem de perto. Uma criança percebe quem o está ninando no colo pelo cheiro da mãe. Por isso, mesmo ele não tendo contato visual com a mãe ele aceita ou rejeita quem o embala. Pois bem. Há quem abusa do uso de perfumes e  cheiros em seu amplo aspecto. É comum lavar os cabelos com um tipo de shampoo (um cheiro), hidratação (outro cheiro) um creme para pentear (outro cheiro), uma pasta de reconstrução, para dar forma aos cabelos (outro cheiro); usou um sabonete no banho (outro cheiro), usou um óleo pós banho (outro cheiro) e não satisfeita borrifou um perfume adocicado na região do pescoço. Somando este desvario todo você pode ter alcançado a marca de sete fragrâncias diferentes. 


  Nesse caso não há predominância de um "bom cheiro", houve isto sim um mix de cheiros que afasta de você as pessoas com quem  gostaria de engatar um "affair".  Certamente já ouviu o comentário "fulano tomou banho de perfume" e isso é desagradável à audição e ao olfato. O ideal é a predominância do perfume principal que deve ser de boa qualidade,  usado nos pontos atrás das orelhas e a nuca. Vá lá,  se vc quiser exagerar, o risco é seu, use nas dobras dos braços. Se for perfume com notas de almíscar, o exagero, vai deixá-la pra lá de animal, no pior sentido. Não estranhe se ficar abandonada num canto do salão de festas. O perfume revela a personalidade da pessoa e influencia o seu estado de espírito. Quando o perfume é aspirado e ingressa no sistema límbico, responsável pela  triagem de agentes externos, ele traz à tona sensações de euforia, relaxamento, sedação ou estimulações neuropsíquicas. Quando estamos tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de relaxar e induzir ao sono. 


O perfume mais famoso do mundo
Quando sobrevém a apatia, a depressão e outros sintomas o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão e eucalipto melhoram a concentração e o alecrim alivia o cansaço. Há relatos informando que Cleópatra seduziu os imperadores romanos com o uso de perfumes à base de óleos extraídos das flores de henna, açafrão e zimbro. A Bíblia menciona que Maria Madalena, ainda no Século I, quebrou um vaso de Alabastro e perfumou o corpo de Cristo. Isso desqualifica a crendice de seitas medievais que induzem os fiéis a não se perfumarem sob o argumento de que se trata de "vaidade".

"O cheiro"
"Por volta do século X,  um médico árabe descobriu a destilação dos óleos essenciais das rosas, e assim criou a Água de Rosas. Depois veio a Água de Toilette, feito para a rainha da Hungria. No século XIX o perfume ganha novos usos, como o terapêutico.  Como já assinalado, o perfume é capaz de revelar a personalidade das pessoas,   sua classe social, uma vez que, um pequeno frasco pode atingir valores exorbitantes. É  comum o mesmo perfume apresentar cheiros diferentes quando aplicado em pessoas diferentes. Isso porque, os odores corporais são únicos, sendo resultado da alimentação, das características pessoais, dos lipídeos e ácidos graxos que a pele exala. A temperatura da pele interfere diretamente na vaporização do perfume, e portanto no cheiro que ele exala."Mas com tantas ofertas  da linha de perfumaria e higiene corporal e, uma diversidade de fragrâncias, o ideal é usar produtos sem cheiros (ou neutros) e deixar o seu corpo apenas para as vestes e um bom perfume. Um sorriso bonito e um bom cheiro vai torná-la a mulher mais cobiçada. Tente pra ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário