![]() |
Luluzinha's |
A verdadeira amizade não se explica. Assim como outras formas de sentimentos. Mas a fomentação de um grupo de pessoas se alinhava no mínimo porque há uma comunhão de interesses e pensamentos. A Alemanha na Segunda Guerra mundial se uniu em torno de Hitler acreditando na sandice da pureza racial.
Todos os alemães se entregaram ao esforço de guerra promovido por um temperamental que destruiu metade do país e suicidou com cianureto para não amargar um julgamento público internacional. Da mesma forma que perderam a guerra, reconstruíram o país. Como se sabe, a Europa está falida, mas quem dá as cartas para ajudar a comunidade européia é justamente a Alemanha que foi derrotada na Segunda Grande Guerra. O que conta no caso é a união em torno de um objetivo. Assim nasce a amizade. A diferença de tamanho, beleza, bens materiais e cor, principalmente em nosso país, não faz diferença na fertilização desta amizade. Pequenos grupos se ajuntam para formar uma célula onde pode haver diferença de pontos de vista. Mas é a objetividade que impera. Não adiante "vencer" uma discussão e perder o amigo. Por isso futebol, religião e política não são assuntos que devem dominar um bom bate-papo em roda de amigos, por ser naturalmente polêmicos.
![]() |
Ilustração |
Muitas amizades se desagregaram e o resultado pelo menos no plano abstrato-sentimental deixou cicatrizes nunca curadas pelo tempo. Freud e Jung se discordaram em pontos salientes da teoria criada por Freud entre a relação do comportamento e seu liame sexual. O próprio Jung assinalara:
![]() |
Nessa, Nana e Blond Girl |
"A ruptura final aproximou-se no melhor estilo freudiano: num sonho. Jung conta que sonhou com uma casa desconhecida, de dois andares, que sentia como sua. Na andar superior, entre móveis rococós, as paredes tinham quadros valiosos. No andar inferior, tudo era antigo, dos séculos 15 ou 16. A exploração de uma porta aberta levou-o a uma escada que conduzia a adega e aí, uma argola abriu uma passagem para uma gruta baixa e rochosa, empoeirada, onde dois crânios antigos se decompunham."
![]() |
A beleza da música |
George Eliot, escreveu que "a amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz." Francis Bacon no mesmo diapasão assinalou que "a amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." Diferentemente dos elefantes que se afastam do grupo para morrer, a amizade começa a se desidratar quando um personagem de destaque ou liderança se afasta do metièr sem uma motivação sedimentada em fatos concretos. Num paralelo à música clássica ou erudita a amizade, assim como numa orquestra, não funciona a contento sem um dos instrumentos. Carlos Drumond de Andrade, pincelou que "A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas".
![]() |
Em nome da paz |
É a seleção que instintivamente fazemos. Escolhemos os amigos ou somos escolhidos por eles germinando a partir desse ponto, uma amizade que pode durar uma vida. A reclusão antissocial a que algumas pessoas se entregam é o caminho certo para uma vida infeliz ou no mínimo é a eloquência do egoísmo.
"Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece. Quem negligencia as manifestações de amizade, acaba por perder esse sentimento" William Shakespeare.
A amizade um bem tão precioso, tem se deteriorado com o compromisso de união entre seus semelhantes. Bem acertada a matéria no tocante a exteriorização e forma de amizade. O egocentrismo é a bola da vez e o homem e sua finitude já não se importam mais. Vale mais o ter do que o ser e a reclusão moral é a nota mais dedilhada. Some-se a isso os tarja pretas e o túmulo mais cedo.
ResponderExcluirA amizade, tem sido considerada pela religião e cultura popular, como uma experiência humana de vital importância, inclusive tendo sido santificada por várias religiões. No Poema de Gilgamesh, se relata a amizade entre Gilgamesh e Enkidu. Os greco-romanos tinham, entre outros vários exemplos, a amizade entre Orestes e Pílades. Na Bíblia, cita-se no livro de 1 Samuel, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jonatas (filho do Rei Saul)[2] . Os evangelhos canônicos falam a respeito de uma declaração de Jesus, "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos." [3]. Salomão escreveu a sabedoria da Amizade em seus Provérbios: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão"[4] .
ResponderExcluirAs relações de amizade são amplamente retratadas tanto na literatura como no cinema e na televisão. como exemplos, podemos citar: Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Watson, os Três Mosqueteiros, O gordo e o magro, Os três patetas, a série Friends, entre outros.
Parabens pela materia!!!
Viviane