domingo, 29 de julho de 2012

Doces Melenas

Não bastassem  as preocupações diárias das pessoas comuns, uma tormenta maior pode agravar suas dores de cabeça: a queda de cabelos. Não há apenas um motivo que leva os cabelos a caírem. Segundo o Tricologista Luciano Barsanti, diretor-médico do Instituto do Cabelo de São Paulo, "há diversas causas possíveis para a queda de cabelos. E para freá-la, é preciso identificar e atacar a causa específica que está em jogo - algo que os xampus,evidentemente não podem fazer". 
A calvície eminente é identificada quando se perde 120 fios a partir da raiz. Problemas hormonais e déficit nutricional afetam os cabelos, mas há tratamento bem simples para reverter o buraco negro que o espera. A genética pesa em torno de 50%, isto é, se seu pai era careca (no caso dos homens) provavelmente você levará esta carga genética. Mas já há no mercado o produto Finasterida, um bloqueador enzimático de uso oral para retardar a perda dos fios e preservar uma cabeleira saudável de 120 mil fios.


O xampu antiqueda pode ajudá-lo. A tração (puxar) e o calor (secadores) são inimigos dos cabelos. Quem escova os cabelos puxando-os com muito vigor, o uso de megahair e apliques e penteados que repuxam os cabelos - tranças, rabos de cavalo e coques apertados - comprometem a resistência dos fios. Nas situações mais extremas, as agressões constantes podem causar uma calvície irreversível chamada de alopecia de tração - e, nesse caso, o xampu não resolve. A tração frequente promove pequenos traumas no couro cabeludo. Com o tempo, as pequenas cicatrizes prejudicam o folículo capilar e o cabelo não cresce mais. Tranças afro, feitas bem próximo à raiz, são as principais vilãs. Além disso o excesso de calor proveniente da chapinha, ou do secador muito quente e próximo demais da cabeça, também danifica os fios. "O secador deve ser mantido a uma distância mínima de 15 centímetros dos cabelos na temperatura morna. Produtos anti-frizz e leave-in ajudam a proteger os fios da agressão provocada pelo calor.

 

O melhor remédio é a utilização de produtos com queratina ou óleo de argan e de monói colaboram para preencher e selar a cutícula - ou melhor a camada externa dos fios - o que fortalece os cabelos. Os xampus antiqueda formam uma membrana que protege a haste e reduz as quebras.Fique atento se preciso for interromper as ações que danificam os cabelos.
Por outro lado, o uso frequente de tinturas, com intervalos inferiores a 20 dias, destrói a cutícula e deixa os fios quebradiços. Os produtos para alisamento também causam danos e, por isso,  devem ser aplicados no máximo a cada noventa dias. 

 

É melhor ter certeza de que se está nas mãos de um profissional competente e responsável:  os cabeleireiros que acham que as instruções do rótulo de uma química não são para eles,ou que empregam químicas incompatíveis com tratamentos anteriores, podem provocar desastre sem volta. O dermatologista Murilo Drummond alerta por exemplo, para risco dos alisamentos químicos: além de deixarem os fios quebradiços, as substâncias comuns nesses preparados como formol,a guanidina e o tioglicolato, se deixadas em contato com a raiz do cabelo, podem penetrar nela e danificar irreversivelmente o bulbo.
O tratamento indicado é o uso de queratina ou óleo de argan e de monói, que selam a cutícula dos fios, e xampus antiqueda, que previnem a quebra.