quarta-feira, 28 de março de 2012

Fetiche



O gato tem sete vidas. Ele sempre cai de pé, não importando a altura. O raio nunca cai no mesmo lugar, são inverdades que nem o tempo se encarregou de apagar das páginas da vida. O gato só tem uma vida e pode se espatifar no chão como personagem de desenho animado. E o raio - descarga elétrica - pode atingir o mesmo local com a intensidade mortal que lhe é próprio. Observa-se, no entanto, que cada um de nós tem um fetiche, aprisionado no inconsciente ou tomado pela voluntariedade. O objeto do fetiche pode ser qualquer coisa, desde um pequeno objeto insignificante ou mesmo a predileção por uma parte do corpo. O fetiche definido na seara afetiva é algo como a centelha do desejo sexual, o que se considera normal. A constituição do fetiche na forma de ocultação da consciência pode intervir na realização dos desejos. Um exemplo bem primário do fetiche inconsciente é aquele em que a criança dorme agarrada a uma fralda que tem o cheiro da mãe. Nem tente substituir o seu "manto" pois o que ela identifica naquela peça é a segurança materna através dos meandros olfativos.


Homem com Algemas
Mulher imobilizada
É de se ver que qualquer objeto pode  ser elevado à condição de fetiche como sapatos, roupas íntimas, pés, algemas, cassetete, veludo (que remete aos pelos pubianos), entre outros que podem ser alçados  para esta categoria. O cantor romântico Wando, morto recentemente, conhecido por suas canções piegas, recebia nos shows calcinhas perfumadas como oferendas de suas fãs que eram atiradas no palco. Há quem prefira imobilizar seus parceiros com cordas ou algemas,vestir-se de "SUPER",  usar máscaras e chicotes, vestir-se de militar ou policial e no caso masculino, as preferidas são as enfermeiras,  as domésticas com roupas nem tão santas, mulheres de espartilho e saias sobrepostas, e tudo mais que a imaginação puder conceber. Fetiche e Fantasia se confundem, exceto nos estudos da Psicanálise.



 

 O psicanalista Sigmund Freud fala da condição fetichista, lembrando Binet, o qual em 1887 havia sustentado que "todos somos mais ou menos fetichistas no amor e que  há uma certa dose de fetichismo, mesmo considerando o amor mais normal".



A dominada



A enfermeira
Mas o certo é que a condição fetichista está no meio do caminho entre o "amor normal" e o "fetichismo". Alguns pontos,  à primeira vista, parece-nos uma escolha inconsciente já que há os "dominadores"  e os "dominados" não importando se homem ou mulher, o resultado deságua no desejo sexual e no prazer que ele proporciona.




Dominada











Dominadoras

O mercado do amor é pródigo em oferecer  os mais inusitados artigos para dar asas à imaginação. Coleiras, algemas, máscaras negras (as preferidas das mulheres), os chicotes, lingeries (comestíveis), uniformes militares, longas botas negras,  usadas sempre pelas dominadoras e cintas-ligas que já são triviais nas vestes sedutoras das mulheres. 
Policial
E não param por aí. Mas  ser fetichista não se resume em  anomalias  psíquica,  moral e nem sexual. É a forma que se tem para apimentar uma relação. Avizinha-se que fantasia e fetiche são a conjugação acertada para uma vida sexual madura e prazerosa. E com isso, segundo Freud:
(...) O ponto de contato do fetichismo com o normal está provido pela supervalorização psicológica essencial do objeto sexual, a qual inevitavelmente estende-se a tudo o que está a ele associado". 

sábado, 24 de março de 2012

Fé & Moda

Teen

Michelle Obama


A palavra vaidade para alguns segmentos
evangélicos está ligada diretamente às roupas que as mulheres se vestem. Mas analisando o termo sob o enfoque teológico,  vê-se que seu significado é algo "fútil, sem valor e sem sentido". Não se aplica às tendências das passarelas do mundo fashion. É sabido que desde que Max Weber, sociólogo alemão, concebeu a teoria de que para justificar a salvação não era preciso abdicar do trabalho e de bens materiais, defendida  em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", do início do século passado, a economia mundial teve um avanço imensurável, principalmente nos países de orientação evangélica. O exemplo  de relevo são os Estados Unidos a maior potência econômica e bélica do planeta. Com o crescimento dos evangélicos emergiu também a demanda por uma "tendência" diferenciada, tendo como ponto máximo, o modo de vestir mais sóbrio, evitando peças masculinizadas, curtas e decotes extravagantes











A moda evangélica   em si, ao longo dos anos,  se resumia à peças de estilo romântico esbanjando babados, mangas bufantes,  laços, debruns, plissados e os entornos dos dresses sempre em cores contrastantes  com a peça principal, o que não contribuía em nada para seu arremate visual. Ultimamente tem surgido no meio evangélico um modo de vestir peculiar, com corte mais elaborado, o uso de tecidos nobres e um decote bem discreto. 




Tendência outono/inverno 2012
  A evangélica Michelle Obama, é considerada a mulher mais fashion do mundo tendo inclusive sido capa  de Vogue,  envergando um midi rosa, sem mangas e sem decotes. Seu charme e seu  carisma às vezes anula a presença do marido Obama . Ela é evangélica, mas não abre mão de suas roupas com decote transversal, ou mesmo um "tomara-que-cai", que apesar de a cultura religiosa americana  ser mais liberalizante do que a nossa, seu modo de vestir  icônico  é fonte de inspiração para milhares de mulheres no mundo
 

Glamour

Aline Barros
O estilo mais clássico
Moda evangélica
 No Brasil, não temos uma referência  em elegância evangélica ressaltando que o que vimos nas passarelas são vetados no mundo evangélico. As transparências, os decotes profundos, a alfaiataria inspirada nas vestes masculinas, as calças em todos os seus gêneros não povoam o closet da maioria dos evangélicos. É possível exercitar a fé e vestir-se bem e com sobriedade, afirmaria com convicção. A dificuldade encontrada  pelas mulheres evangélicas por certo é a falta de opção no mercado da moda, já que nenhum fashion designer  ou de grifes famosas ainda reservou seu espaço para um segmento que cresce de forma vertiginosa. As evangélicas querem ser reconhecidas não somente pela religião que professam,  mas também pelo bom gosto ao vestir; pela coordenação de peças adequadas ao body; pelos shoes  de qualidade, das bijus ou jóias, e num gran finalepela beleza. A cantora Aline Barros já é estrela na mídia. Mas não se pode afirmar que seu estilo  é tipicamente evangélico, principalmente levando-se em conta o aporte mais conservador do mundo cristão.
Moda evangélica
Obra de Juan Gris
 A também chamada "L'évangile de la mode", tem sua tendência focada na magnitude das passarelas, onde se faz uma releitura dos modelitos nada santos para um estilo mais adequado ao  mundo evangélico. Em Governador Valadares, a boutique Moda Evangélica  Bionda, na Barão do Rio Branco, 282,  telefone (33) 3277-3585 perfila em suas araras roupas direcionadas às evangélicas, com requinte  e  indiscutível  bom gosto. Ali pode ser garimpado vestidos no estilo romântico com um toque levemente clássico; modelitos mais secos em tecidos fluidos, sempre em tons terrosos, nude ou em cores bem resignadas, apostas para a estação outono/inverno 2012.

 
Menina em prece
 Na aquisição  de pieces  female clothing é de bom-tom observar a geografia corporal a fim de não  errar na escolha. O conselho é experimente, experimente e experimente. Não leve nenhuma peça se você achar que não lhe caia bem. Roupa muito justa incomoda, assim como as muito acima de seu manequim não vai valorizar o que você tem de mais belo. Use o bom senso na escolha. Peça orientação a quem entende. Não importa a sua idade. Beleza não é contada pelos anos que já se passaram e sim pela adequação do seu look  refinado a seu estado de espírito. E por fim, como teria dito o escritor Paulo Coelho "não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas."

Moda evangélica


Eliana Jabour



sábado, 17 de março de 2012

O IMPÉRIO DOS SENTIDOS




Victoria's  Secret
Victoria's Secret
Victoria's Secret

A brand de lingeries "Hope" foi uma das primeiras a pegar pesado na veiculação de comerciais de televisão, revistas e inserções em novelas. Enquanto provavelmente a maioria ainda de vocês não era nascida a novela Roque Santeiro já mostrava ao país um  outdoor de uma modelo envergando uma calcinha branca com um corte bem ousado. O folhetim mostrava a cena da calcinha Hope num  body hiperdesenhado e num leve movimento pélvico. Era a alegria dos marmanjos e o escândalo das senhoras puritanas. A partir daí os costumes foram evoluindo e a indústria da moda passou a dar mais atenção às "roupas de baixo" colocando nas mulheres peças mais elaboradas, com tecidos nobre e cores provocantes. A lingerie faz toda a diferença na vida das mulheres modernas. É o poder da conquista e da autoconfiança,  armas indispensáveis para a firmar-se no território amoroso
Segundo as expertises a aquisição de uma lingerie muito apertada pode prejudicar a saúde. "Uma boa dica na hora de escolher a calcinha é olhar no espelho se está tudo no lugar. Se alguma coisa estiver marcando, procure por modelos sem elásticos, eles lhe darão mais conforto. O importante é que você se sinta bem  e evite os incômodos de uma peça muito ajustada ao corpo. Para um quadril mais largo as calcinhas indicadas são aquelas com laterais mais largas. O quadril médio já reclama uma modelagem de encaixe amplo, desde tangas de perfil baixo e lateral larga. 


Victoria's Secret
     A mulher de quadris estreitos já pode abusar dos shapes mais cavados. Mas se o seu protótipo não é daqueles de mulher de barriga chapada, use peças de cintura alta e reforçada."  As grandes marcas promovem seus lançamentos de estação. Victoria's Secret, Fatale Ciré da Fruit de la Passion, a irreverente Duloren, a in.joy, Rosa Chá, a DeMillus e a Hope que ainda sobrevive, promovem desfiles lançando tendências. Deixando de lado a moda praia, que veleja ao sabor das ondas (humor) dos estilistas, as roupas íntimas abusam das rendas e babados com releitura de modelitos  de décadas passadas, mas com um toque de modernidadeOs delicados poás que fizeram a cabeça das mulheres dos anos 50 ressurgiram com toda força como os da DelRio lingeries. Agora em matéria de sensualidade, criatividade e bom gosto a  Victoria's Secret  é imbatível. Modelos como Gisele Bunchen, Alessandra Ambrósio e Adriana Lima já arrancaram suspiros nas passarelas com as peculiaridades da grife famosa  e os seus bodies esculturais.


Victoria's  Secret
Para ser desejada,  elogiada e degustada as opções de escolhas são múltiplas. Há lingeries  para todo o gosto, altura e forma de corpo. As mulheres mais encorpadas devem escolher um modelito mais enxuto, sem adereços que pode  dar a ilusão de volume. Já as longilíneas o campo de escolha é mais amplo e é possível experimentar todos os shapes com sucesso garantido.  Por outro lado as mignons devem evitar espartilhos e os modelitos  com detalhes que avolumam o corpo e achata a silhueta. As lingeries são na maioria das vezes atemporais, ou seja, pode ser usado por diversas estações e aproveitadas em diversas ocasiões. No mais, a escolha dependerá do poder aquisitivo de cada uma, o bom gosto e o modelito que lhe cair melhor. Sirva-se à vontade!
Conjuntos  big poás DelRio
Rosa Chá
Morena Rosa

Fatale Ciré
Publicidade da Duloren




Moda Íntima Duloren
DeMillus
in.joy

Fatale Ciré



quinta-feira, 15 de março de 2012

TODA nUDEZ sErá CAStigAda Se MaL VeStIdA



Todo o dia é o "dia da mulher". Normalmente nos finais de semanas sempre com programas variados a mulher procura se esmerar na aparência. Pelo menos um dia na semana é sagrado para elas se prepararem. Fazer as mãos, dá  uma arrumada nas madeixas, cuidar dos pelos involuntários e caprichar nas sobrancelhas que faz parte do desenho holográfico do rosto. Nada de pelinhos. Pelos são tolerados nos homens. Nas mulheres não há inconveniente maior. Os homens detestam, exceto aqueles do movimento troglodita que deram o nome de retrossexual. Mulher tem que ser clean. Nada de "off white". Assim como ninguém aprecia uma flor de jardim em elevado estado de embotamento o nosso olfato nos levam diretamente à flor cujo frescor e perfume nos atraem. Fazendo um paralelo entre uma mulher e a flor (esta é mais velha do que Matuzalém) podemos observar que nos inclinamos para cheirar uma rosa o que demonstra por si só que instintivamente nos curvamos perante a beleza. Ou você já viu alguém cheirar uma flor murcha?  Nem as dos florais de bach! 
Pose no closet

 Taí uma boa razão para se cuidar. A segunda-feira é o melhor dia para se apresentar no trabalho ou na escola bonita e clean,  não em  trajes  de festas, mas vestida com sobriedade. Um toque especial na biju, (as de R$ 2,99 não contam) e um batom que não brigue com a estação. Mas o maior inferno astral das mulheres é o eterno dilema: a escolha da roupa certa. Não é baranguice nenhuma repetir roupas, não estou falando do dress code, mas um acessório faz toda a diferença. É como um ponto luminoso num céu escuro. Em tempos que a grana é curta e a mesada vem minguando, o melhor mesmo é investir em peças de qualidades com performance suficiente para se sustentar com finesse as nossas estações que se resume, diga-se, num verão permanente. Se as opções do seu closet não são muitas, improvise. Calça black jeans para as cheiinhas, sem bolsos para não dar volume onde não precisa,  e a jeans tradicional para as mais magras, com bolsos para dar volume, uma camiseta básica, sem bichinhos da Disney (só é bonito para as estreladas). Mas preste atenção num detalhe não enfie a camiseta para dentro das calças, a menos que esteja no Serviço Militar. Se tem peito pra tanto, digo, barriga enxuta, encurte a peça e fique mais sexy.

sandalias com peep toe

Sandálias abertas


Já nos pés vai depender de seus pés. Já viu pé de modelo bonito? Certamente que nem o das "uber" pois elas não tem pés "iluminados". Então a escolha vai depender da disponibilidade de calçados e o formato dos pés. Se tem o pezinho maior não liga não. Os pés são o suporte do corpo. Eles normalmente são proporcionais a sua altura. A única desproporção vista no material world são os trens de pouso minúsculos dos grandes aviões. Pra evitar dúvidas mais comuns, se optar por um sapato use um dockside ou um oxford nude; as sandálias podem ser mais fechadas como as  peep toes ou abertas para exibir melhor os pés.



Sapatos Oxford
Se vc não for muito mignon, imite a modelo, e dobre a barra das calças. Hoje é permitido. Mas é bom tomar nota: ela encurta as pernas. O bom senso e o espelho são nossos melhores conselheiros. O que não se admite é ficar parada no tempo e não se mostrar  a que veio.







domingo, 11 de março de 2012

As MaOs QuE AfAgAm

esmaltes holográficos
As mãos são os membros de importância vital para o corpo. Quando se olha para uma estátua grega com seus traços harmoniosos e uma beleza indescritível somos arrebatados pela sensação de adensamento de sentidos que eterniza a vida por poucos momentos. Mas por sua vez, quando observamos que algumas delas não tem os braços - que o tempo tratou de destruir - o sentimento de perda anula parte daquele enlevo espiritual. As mãos dizem tudo. Pode se dizer que elas são o espelho do corpo.E as unhas sua arte final. No monólogo "As mãos de Eurídice" anotamos que seu autor tece com uma veia poética as funções das mãos"
"As mães protegem os filhos cobrindo-lhes com as mãos as cabeças inocentes. Nas despedidas, agente parte, mas a mão fica, ainda muito tempo agitando o lenço no ar. Com as mãos limpamos nossas lágrimas e as lágrimas alheias. E nos dois extremos da vida, quando abrimos os olhos para o mundo e quando os fechamos para sempre ainda as mãos prevalecem". As mãos nos condenam e também nos absolvem. As digitais, os fragmentos das unhas, o passar dos anos, são aclarados pelas mãos. Ela não se deixa enganar.  Para o inverno que se aproxima os grandes fabricantes de esmaltes já lançaram sua linha para o Inverno 2012 com a predominância dos tons mais sóbrios. No Brasil, país tropical por sua própria natureza, a época mais fria do ano é a também a mais festejada para você se mostrar a que veio. 
 

 Mãos bonitas, bem cuidadas e o esmalte da moda vão arrancar suspiros de admirações pelo público masculino. Mas para não ficar atrelado aos tons sóbrios, pode-se apostar  na ousadia com cores peroladas, holográficas, flocadas  ou mesma craqueladas.

 

Convém observar que o vermelho não perde nunca sua imponência, não importa muito a estação do ano. Dessa vez o "red" vem com brilhos, ousadia e  efeitos nada convencional. Os tons "wine" vão bombar nesta temporada, pode apostar.
Por sua vez os metalizados vem sobrepor como efeito agregador dos sóbrios subtraindo-lhes o efeito de monastério. Seria digamos, um tom mais conservador com os efeitos do metal.  Para  os adeptos  dos tons românticos e clarinhos  o nude continua em evidência.

As cores lilás, cinza, verde, roxo e azul foram renovados com uma pegada fosca, para mimetizar-se com o inverno,  enquanto os perolados vão continuar a enfeitar suas mãos  como elemento atemporal.



Mas a cartela de cores deste inverno não vai fugir muito do trivial.  A definição elementar da estação winter ficará por conta do acabamento. O diferencial estará nos esmaltes holográficos, flocados e craquelados. Com mãos bonitas, unhas bem feitas e o esmalte da vez, não há onde errar, você vai arrasar!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Um dia para ser lembrado



Há uma possibilidade bem remota de você ser homenageada neste 8 de março. Muitas mulheres talvez nem saibam que esta data foi oficialmente declarada em 1910 numa conferência na Dinamarca como o "Dia Internacional da Mulher". A escolha não foi aleatória já que para isso 130 vidas femininas foram sacrificadas em Nova York com requinte de crueldade.
Conta-se que um grupo de operárias de uma tecelagem entrou em greve no dia 8 de março de 1857. Ocuparam a fábrica reivindicando uma vida digna no trabalho com redução da carga horária para 12 horas, salário igual ao dos homens, já que o esforço físico era o mesmo, dentre outros. Nada de mais para a vida moderna. Mas naquele tempo, princípio da Revolução Industrial, inexistiu negociação. O remédio encontrado pelos patrões foi trancar a fábrica e atear fogo em tudo sacrificando bens materiais como os teares, matéria prima e a vida de 130 manifestantes que morreram carbonizadas.
 Mas o reconhecimento no âmbito global só veio se oficializar em 1975 por meio de uma resolução da Organização das Nações Unidas, ONU. Ao ser criado esta data, não se pretendia apenas comemorar, como uma data qualquer. É certo que na maioria dos países realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.
Adele
 O esforço é para tentar minimizar e um dia extirpar o preconceito e a desvalorização  da mulher. Mesmo com todos os esforços e avanços, elas ainda  padecem em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e subvalorização na carreira profissional.
A mulher no Brasil estava predestinada a ser dona de casa, já que não podiam frequentar Escolas e menos ainda exercer seu direito à cidadania. No dia 24 de fevereiro de 1932, durante o governo ditatorial de Getúlio Vargas, foi instituído o voto feminino e com isso as mulheres puderam votar e ser eleitas para cargos nos dois Poderes. Hoje os polos se inverteram e a mulher alcançou sua maioridade desempenhando um papel crucial na vida socio-econômica do país.  Na disputa corpo-a-corpo com os homens,  principalmente nos cargos de chefia, elas estão sempre na dianteira. 

Val, pretty woman
As mulheres já ocupam posições impensadas pelo homem. O Brasil é administrado por uma mulher; mais de um ministério e cargos de alto escalão da administração federal são ocupados por mulheres. A ministra Carmem Lúcia é a presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Mas por outro lado, nas classes mais pobres ainda impera o machismo com a violência doméstica, baixos salários e quando trabalham fora de casa são alvos fáceis de assédio moral e sexual. Mas convém assinalar que as conquistas são graduais  e  com o tempo o círculo se fecha, enquanto  a valorização e a igualdade entre os sexos não serão mais  ingredientes de disputas. Apenas harmonia e respeito mútuo. Um brinde a vocês mulheres.